top of page
Cardiosports Canela Dr Alexander Santos Cardiologista (2).png

MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial)

A Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) é um método que permite o registro contínuo da pressão arterial ao longo de um período prolongado, geralmente cerca de 5 dias, obtendo diversas leituras da pressão arterial.

As medições podem ser realizadas pelo próprio paciente, familiar ou por um profissional de saúde treinado, utilizando um dispositivo validado, calibrado e equipado com memória.

Para que serve o exame MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial)?

O principal objetivo do MRPA é monitorar a pressão arterial durante vários dias, seguindo um protocolo pré-estabelecido. Sua indicação é para: 

  1. Diagnóstico de Hipertensão: Ele é uma ferramenta valiosa na detecção de hipertensão arterial, permitindo a identificação de pressão elevada em diferentes momentos do dia.

  2. Monitoramento de Tratamento: É usado para avaliar a eficácia de medicamentos anti-hipertensivos e outras terapias, ajustando o tratamento conforme necessário.

  3. Identificação da "Síndrome do Jaleco Branco": A síndrome do jaleco branco, é causada pelo medo que algumas pessoas têm de médicos, clínicas, hospitais ou qualquer situação, ou objeto que remeta a um atendimento na área de saúde. O principal sintoma da síndrome do jaleco branco é a hipertensão pontual. Ou seja, o paciente apresenta o aumento da pressão arterial apenas quando está na presença de um profissional da saúde ou em um ambiente médico. Já ao medir a pressão em casa, ele obtém uma leitura normal.

  4. Suspeita de "Hipertensão Mascarada": A hipertensão mascarada é caracterizada por níveis elevados de pressão arterial fora do ambiente de consultório médico, mesmo em indivíduos que aparentemente têm pressão arterial normal. A hipertensão mascarada está associada a um risco de eventos cardiovasculares duas a três vezes maior em comparação com pessoas com pressão arterial normal.

Os exames MAPA e MRPA são a mesma coisa?

Não. A MRPA se distingue da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) pelo fato de que as medições não são feitas aleatoriamente, mas seguem um protocolo específico.

Além disso, o MAPA faz a medição por 24h. A MRPA por vários dias.

 

Ambos os métodos de monitorização são superiores à medição única realizada em um consultório médico na avaliação de risco cardiovascular.

Como é feito
o exame MRPA (Monitorização Residencial da Pressão Arterial)?

O protocolo consiste na obtenção de três medições pela manhã, antes do café da manhã e da tomada da medicação, e três à noite, antes do jantar, durante cinco dias, ou duas medições em cada um desses momentos (manhã e noite), por sete dias.

O Dr. Alexander irá orientá-lo sobre qual será o método mais adequado para você no momento da consulta, e sobre como fazer as medições.

O MRPA é a mesma coisa do que medir a pressão em casa?

Não. O MRPA é diferente de simplesmente fazer a medida da pressão arterial em casa, porque elas costumam ser realizadas aleatoriamente e por decisão do próprio paciente, por familiares ou até a pedido médico.

 

Já a MRPA segue um protocolo pré-estabelecido. Dessa forma, a MRPA fornece informações úteis e adicionais sobre os níveis da pressão arterial fora do ambiente do consultório, em diferentes momentos do dia.

Resultados e precisão do exame

O MRPA é seguro e fornece informações precisas, se houver a colaboração do paciente efetuando todas as medidas de pressão solicitadas em seu protocolo,  permitindo uma visão abrangente da pressão arterial do paciente em seu ambiente habitual.

 

Os resultados são interpretados pelo Dr. Alexander Santos na consulta pós realização da MRPA. 

 

O médico utilizará as informações para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares e informará seus resultados na consulta. 

Agende sua consulta
na Cardiosports

A Cardiosports fica na Rua Visconde de Mauá, 784 - Sala 01. Centro, Canela/RS.

Horário de atendimento: 
De segunda à sexta das 8h às 12h e
das 13h30min às 17h30min

Agende sua consulta ou exame:
WhatsApp: (54) 9.8423-9819

Telefone: (54) 3282-0817

  • Facebook
  • Instagram
WhatsApp Dr Alexander Santos Cardiosports Canela

Contato direto
com a secretária

bottom of page