O termo "coração de atleta" refere-se à s adaptações cardÃacas normais que ocorrem em pessoas que se envolvem regularmente em exercÃcios intensos, como corrida ou levantamento de peso.
Em um coração de atleta:
O coração é ligeiramente maior.
As paredes do coração são mais espessas.
As câmaras internas do coração têm um tamanho um pouco maior.
Essas mudanças permitem que o coração bombeie uma quantidade significativamente maior de sangue a cada batimento. Isso resulta em um batimento cardÃaco mais lento, mas mais forte, que pode ser sentido no pulso ou em outras partes do corpo. Em alguns casos, também pode resultar em um sopro cardÃaco, que é um som especÃfico produzido quando o sangue flui através das válvulas cardÃacas. Vale ressaltar que alguns sopros cardÃacos podem ser normais em atletas e não representam riscos.
Além disso:
Batimentos cardÃacos irregulares durante o repouso podem se tornar regulares durante a atividade fÃsica.
A pressão arterial é geralmente semelhante à de pessoas saudáveis.
Alterações cardÃacas em mulheres ocorrem com menos frequência do que em homens com idade, porte fÃsico e nÃvel de treinamento semelhantes.
Embora as alterações observadas no coração de atleta possam se assemelhar a certas condições cardÃacas, é importante destacar que no coração de atleta:
O coração e suas válvulas funcionam normalmente.
O risco de ataque cardÃaco ou outras doenças cardÃacas é baixo.
A pessoa geralmente não apresenta sintomas. O diagnóstico é frequentemente feito durante exames de rotina ou quando a pessoa é avaliada por outras questões.
Diagnóstico do Coração de Atleta:
Para a maioria dos atletas, não são necessários exames detalhados. No entanto, um eletrocardiograma (ECG) pode ser realizado como precaução. É importante observar que muitas alterações elétricas no coração, que podem parecer anormais em pessoas não atletas, são consideradas normais em atletas.
Em casos onde há dor no peito ou outros sintomas de doença cardÃaca, exames adicionais, como um ecocardiograma, teste de esforço e, ocasionalmente, ressonância magnética cardÃaca (RMC), são realizados para avaliar a estrutura e a função do coração.
Tratamento do Coração de Atleta:
Geralmente, o "coração de atleta" não requer tratamento, uma vez que é uma adaptação natural. Quando um atleta para de treinar, as caracterÃsticas do coração de atleta tendem a retornar aos valores observados em não atletas, o que pode levar semanas ou meses.
Em situações excepcionais, quando há incertezas ou preocupações, um atleta pode reduzir ou interromper o treinamento temporariamente para avaliar a reversão dessas mudanças cardÃacas. Importante destacar que o "coração de atleta" não é considerado uma condição médica que afete a saúde, e raramente, mortes súbitas em atletas são atribuÃdas a distúrbios cardÃacos não detectados anteriormente, e não ao coração de atleta."
Fonte: Por Robert S. McKelvie , MD, PhD, Western University. Manual MSD.
Comments